Notícias
TJ

Homem atingido por galho de árvore no Parque Ibirapuera será indenizado pela Prefeitura

Danos morais fixados em R$ 15,8 mil.

< 1 min de leitura
Homem atingido por galho de árvore no Parque Ibirapuera será indenizado pela Prefeitura

A 8ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve decisão do juiz Sergio Serrano Nunes Filho, da 1ª Vara de Fazenda Pública da Capital, que condenou o município de São Paulo a indenizar, por danos materiais e morais, um homem atingido por queda de galho de árvore no Parque Ibirapuera. O valor foi fixado em R$ 15,8 mil.

Consta nos autos que, em outubro de 2016, o homem passeava no parque quando ouviu barulho alto e pessoas gritando. Ao se dar conta da queda do galho da árvore, apenas teve tempo de se proteger com o próprio braço. Ele sofreu lesões graves nos braços, rosto e peito e precisou se afastar do trabalho por 20 dias.

O desembargador Leonel Costa, relator da apelação, considerou em seu voto que ficou caracterizada a responsabilidade do ente público por omissão, já que os laudos periciais apontaram que a árvore estava infestada por cupins. “Não há qualquer causa a isentar a Administração Municipal do seu dever de aplicar as verbas dos impostos e taxas e contribuições de melhoria na preservação e melhoria do parque, ainda mais por se tratar de local com alta circulação de pessoas. Demonstrada a má conservação das árvores no parque, o dano e havendo nexo causal, a obrigação de indenizar é inafastável”, afirmou o magistrado.

“Com efeito, as lesões físicas suportadas pelo demandante autorizam a condenação da ré à indenização pelo abalo moral referido na peça inicial”, concluiu o relator, considerando ainda que o montante fixado na sentença foi razoável e adequado aos danos sofridos pelo autor.

O julgamento, unânime, teve a participação dos desembargadores Bandeira Lins e Antonio Celso Faria.

FONTE: Tribunal de Justiça de São Paulo – TJSP – 07/06/2021.

FOTO: Pexels.

Leia decisão na íntegra.

Apelação nº 1014844-80.2017.8.26.0053.


Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.